Essa atividade simula trajetos que envolvem subidas e descidas, em sincronia com muita música alegre e motivadora: a aula proporciona para quem pratica, fortalecimento o sistema cardiovascular e respiratório, melhora tônus muscular, queima calorias e alivia estresse.
Além de não exigir muita coordenação motora (basta sentar e pedalar), a aula de BIKE é uma exterminadora de calorias. Testes feitos pela Universidade de São Paulo comprovam: em uma hora, as mulheres chegam a gastar 570 calorias – os homens podem perder 870.
Ou seja: o equivalente a pular corda por duas horas ou caminhar durante quatro horas.
Como ajustar a bicicleta na aula
Muita gente não gosta de fazer aula de bike porque pensa que esse tipo de estímulo força os joelhos – o que poderia ocasionar uma lesão. Mas não é bem assim. Basta se posicionar corretamente na bike antes de começar e o seu treinamento será seguro e eficiente.
Veja as recomendações do professor:
Altura do banco
Antes de subir, fique ao lado do banco e ajuste-o na altura do osso do quadril. Ao sentar na bike, seu joelho ficará um pouco flexionado quando o pedal estiver embaixo
Distância do banco para o guidão
É a medida do seu antebraço, do cotovelo até a mão fechada. Para conferir, ao sentar, seu joelho não deve ultrapassar a linha da ponta do pé
Altura do guidão
Deixe-o mais alto que o banco. Isso garante uma pedalada confortável
Ajuste do firma-pé
Prenda o tênis na fita, deixando-o firme, e coloque o cadarço para dentro, para não enroscar no pedal
Venha conhecer e ganhe 3 dias de treino grátis!